Estava a ler o Olho, que estava repleto de coisas boas!, e passei os olhos numa palavra que há uns tempos que me faz alguma confusão. Pessimismo.Aliás, se vier seguido de 'português' então a volta ao estômago fica completa!Já tentei escrever sobre isto talvez umas... bem, demasiadas vezes e acabei sempre por apagar o artigo!
Porque o raio do tema é uma faca de dois gumes! Quero dizer, há dias que se ouço outro conterrâneo a dizer que
'hoje estou mesmo mal, chiça, acho que estou mesmo doente' ou
'pois, em Portugal há lá disto! pff', começo a hiperventilar e tenho que beber um(s) shot(s) de amêndoa amarga para me passar a neura nacionalista. Mas, quando tentava escrever alguma coisa acerca disto, EU acabava por soar um pouquito semelhante ao que tentava a criticar!... é dificil! :)
Ok, acho que está a correr bem até aqui.Moral da história: é mesmo careta queixarmo-nos a bradar aos céus a nossa 'pequenez' e a nossa 'pobrezice' porque não é verídico. no mínimo, este tipo de comentários são ignorantes!Somos uns sortudos em mais coisas do que eu tenho dedos para contar; os nossos problemas não são da nacionalidade, mas só e apenas da condição de viver em sociedade.
E isto não é uma descoberta para mim, nada a haver com isso, mas viver aqui (que não é aí :P ) deixou esta aversão ao pessimismo muito mais... real.