sexta-feira, setembro 22, 2006


De vez em quando dá-me a saudade dos bonecos!!! Foi paixão à primeira vista, a minha pelos Bonecos de Santo Aleixo.
São marionetas tradicionais do Alentejo, que viajavam pelas aldeiazinhas a representar as suas sátiras à sociedade, como se vê pelas personagens :) são marionetas em madeira e cortiça, mais ou menos até meio metro, de manipulação por vara.
Tradicionalmente, os espetáculos são à noite, cujo palco, ou retábulo, com cenários muito coloridos pintados em papelão e apenas deve estar iluminado por candeia de azeite e tapado por uma cortina de tecido de algodão quase transparente, o pano de boca. Ah, e tem que ter música ao vivo! com guitarra portuguesa!


Depois os saltimbancos acabaram e como é obvio, os bonecos estiveram na arca de alguém a envelhecer. Há uns anos, foram rebuscados pela camara de évora e declarados património nacional.
Estão sobre a tutela do CENDREV o centro dramático de Évora, e acho que fazem espetáculos muito esporadicamente por portugal, na altura do verão... que eu nunca consegui saber de um espectaculo a tempo de ir! Mas já vi inúmeros espetáculos marcados pela Europa, em festivais internacionais. Finalmente, só em 2006 estiveram no FIMFA Lx!!!! ...e eu perdi :S

Mas pronto, a ideia é deixar aqui um blog de marionetas, que tem 100000 links relacionados c a arte :)p.s.- o cendrev irrita-me muito, têm um site e não fazem uso dele!!! agora até está 'em manutenção' mas não é mto diferente dantes, pq normalmente estava sempre desactualizado!