sexta-feira, setembro 08, 2006

Mosselen met frieten.


Aha! Aqui está (de novo...) o prato nacional belga, mexilhões com molho de cerveja com batatas fritas, a acompanhar com cerveja, claro! Não é mau, mas para prato nacional soa um pouco desenxabido. Além de que também é mto conhecido como françês... estes chavalinhos têm um problemazinho de individualidd cultural, mas isso é outra estória :)
Ou talvez esta seja apenas a perspectiva de uma portuguesa, com uma carrada de pratos nacionais boooooooooons! Talvez arriscasse o bacalhau (mesmo que benha da Noruega!), se quiser ser redutora da nossa gastronomia, mas mesmo assim temos 1001 variantes...

Mas lembrei-me deste apetitoso petisco pq estava a ouvir na radio que vão proibir batatas fritas e rebuçados nas nossas escolas! Como se não fosse facil ir ao café da tia Maria, mesmo à porta da escola e que normalmente são especializados neste tipo de coisas boas, calóricas e empacotadas em pacotinhos coloridos, pastelarias frescas, gomas e gelados.

Ao ouvir tamanha notícia, tão importante p o nosso sistema de ensino!, lembrei-me de há dias no Aldi, vi um pai com a sua filha de 2 aninhos a comprar jantar: 3 pacotes gigantes de batatas pré-fritas congeladas e um frasco de maionese! E ele todo contente a dizer à sua princesa 'mmmm que bom o jantar !!' (em dutch! uau já percebo tanto! :P )


Aqui fica a receita dos mexilhões com batatas fritas!

P/ 4

- ~2kgs de mexilhões
- 60g manteiga
- 1 cebola picada
- 1/2L cerveja
- uma colher de sopa de salsa picada
- ~1kg batatas fritas
- maionese
- ingrediente principal: cerveja belga no copo! P
ara ser bebida antes, durante e depois da refeição!
  1. Lava bem os mexilhões. Aproveita apenas os que estão fechados!!
  2. Num tacho, deita os mexilhões, a manteiga, as cebolas, a cerveja e metade da salsa.
  3. Em lume alto, deixa cozer até os mexilhões estarem todos abertos, mexendo ao longo da cozedura.
  4. Quando estiverem todos bem abertos, tira a panela do lume e deixa repousar uns 30 mins, para que se houver areia, fique no fundo do tacho.
  5. Já está! Servir os mexilhões nos pratos, salpicando por cima deles o resto da salsa, com as batatas fritas e maionese a acompanhar. mmm

p.s.- tenho saudades de todos os pratos de bacalhau! todos. E do resto também! Ah, e especialmente se nao for eu a cozinhá-los!

2 Comments:

Blogger Penutaco said...

Saudades de Bacalhau ?!
Pronto é o fim do mundo...

2:12 da tarde  
Blogger Penutaco said...

Quando andava na escola levava um bolo para o meio da manha, para o intervalo grande. Comia-o a correr, para me dar energia e marcar o maior numero de golos possivel:)

A minha mãe diz que é normal o putos agora levarem pacotes de batatas fritas e latas de salsichas. Para alem de demorar mais tempo a comer, não sei quem é que marca golos com a pança cheia de enlatados! So se for na PlayStation Portable...

2:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home